Descrição dos serviços oferecidos:
Se sua empresa tem um local em que armazena documentos e caixas, mas não tem ideia do que há nele, nós fazemos o inventário inicial, verificando a documentação, verificando a quantidade de caixas e estimando a quantidade de documentos para ter um primeiro levantamento e possamos fazer um planejamento para tratamento desse acervo.
- Higienização (superficial)
Nossa equipe está qualificada para realizar higienização superficial do local da guarda das caixas, dos documentos que serão manuseados e que podem ter pequenas sujeiras, poeira e outra sujidades que impeçam uma correta guarda e uso dos mesmos.
Realizamos a catalogação do acervo, descrevendo as características dos documentos, de tal modo que o mesmo possa ser localizado após ser arquivado guarda física ou digital (em sistema eletrônico) para consulta e utilização posterior.
Após catalogarmos e conhecermos os documentos que formam o acervo, elaboramos a classificação dos documentos, organizando-os em diferentes categorias, de acordo com suas características, como: gênero, espécie, tipologia, assunto, forma e formato.
- Organização física / digital do acervo
Após passar pelas etapas anteriores (inventário, higienização, catalogação e classificação), pode-se realizar a organização do acervo, como mudança de pastas / caixas, etiquetagem, modificação ou mudança da localização do acervo. O mesmo pode ser aplicado ao acervo digital.
Verificamos o que precisa e ser digitalizado de acordo com as necessidades da empresa cliente e para atender as leis e normas vigentes no país.
Os documentos passam por um processo no qual são preparados (retirada de clips, grampos, presilhas, elásticos e etc) para posteriormente ser utilizado o scanner mais adequado a cada tipo de documento, Passando por um processo de controle de qualidade, atestando se o que estava no documento físico (analógico) está digitalizado.
Efetuamos a digitalização dos documentos dentro das instalações do cliente ou caso necessário podemos efetuar o trabalho em nosso escritório.
- Disponibilização em Sistema
Todos os documentos digitalizados após passarem por todos os processos anteriores são disponibilizados em sistema de GED (Gestão Eletrônica de Documentos), para guarda digital, consulta e utilização dos mesmos.
Caso o cliente não possua um sistema de GED (Gestão Eletrônica de Documentos), a INTERATIVA pode assessorar na escolha e aquisição de um sistema que realize e atenda todas as necessidades do cliente.
Com exceção de documentos de caráter histórico (que devem ser guardados para o resto da vida), os demais documentos possuem um prazo de validade. Para isso, a empresa deve ter uma Tabela de Temporalidade Documental (TTD) que segue normas criadas pelo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos). A TTD irá identificar cada tipo documento que integra o acervo. Cada área e setor da empresa deve ter sua TTD.
A TTD deverá conter o prazo de vida, frequencia de uso, prazo de guarda e destinação de cada tipo de documento, passando por cada fase de vida do mesmo como arquivo:
- corrente: documentos vigentes e usados no dia a dia;
- intermediário: documentos cuja vigência já está encerrada; não são muito consultados e
esperam seu destino final, que pode ser a guarda permanente ou eliminação e;
- permanente: documentos que mesmo fora da vigência, apresentam valor de natureza
probatória, informativa, histórica e/ou cultural;
- Atendimento às demandas correntes do cliente
Ao mesmo tempo, em que trabalhos com o acervo intermediário e permanente (armazenados no arquivo) da empresa, também podemos disponibilizar equipe especializada em cada setor da empresa (na quantidade que for necessária) para ir trabalhando os documentos correntes e que estão em circulação na empresa, para passarem por todos os processos conforme vão sendo utilizados.
A mesma equipe pode auxiliar na busca e localização dos documentos para os funcionários do cliente, deixando que os mesmos realizem e tenham mais tempo e dedicação em suas funções.
- Gestão da guarda remota dos documentos
Nossa empresa está totalmente habilitada para gerir a guarda do acervo do cliente. Caso o cliente já possua um espaço de guarda podemos nos responsabilizar pela gestão do mesmo, controlando os documentos que entram e saem do arquivo e que são utilizados pelos funcionários.
Caso, o cliente não possua uma empresa de guarda externa do documentos, podemos auxiliar na escolha da empresa, bem como a INTERATIVA pode realizar a gestão da mesma.